Conheça Sóstenes Cavalcante



“Comigo Deus tem tratos específicos de tempos em tempos para cumprir determinadas missões”.

Sóstenes Silva Cavalcante (DEM-RJ) nasceu em Maceió (AL), mas tem suas raízes na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias - RJ, de onde origina sua família. Dedicou a maior parte de sua vida aos ensinamentos religiosos. É bacharel em Teologia com especialização em Missiologia e foi ordenado ao ministério pastoral aos 22 anos, servindo no campo missionário transcultural na cidade de Coronda, província de Santa Fé, na Argentina, por oito anos, sempre engajado em projetos sociais e religiosos. É casado com Isleia Cavalcante e tem dois filhos (Junior e Jennifer).

Após retornar ao Brasil, trabalhou com o Pr. Samuel Câmara. Logo depois atuou por cinco anos como diretor de eventos do Pr. Silas Malafaia, na Associação Vitória em Cristo. Em todo este tempo veio se destacando nos projetos em que coordenou e por isso, recebeu a proposta para se candidatar a deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro. O desafio foi aceito depois que entendeu seu histórico ministerial.


Em seu primeiro mandato, o Deputado Federal foi eleito com de 104.697 votos. Tem como principais agendas de seu mandato: a defesa à vida e aos interesses da família, assim como a prevenção e recuperação de dependentes químicos, visando servir e atuar pelos menos favorecidos. “A Câmara dos Deputados para mim tornou-se uma missão. Eu já estava sem pastorear há 10 anos e por tudo que já vivi fui forjado para atuar em defesa de um povo, de uma nação. Eu entendo que comigo Deus tem tratos específicos, de tempos em tempos, para cumprir determinadas missões e por isso estou aqui”.

Sóstenes atualmente é presidente na Comissão Especial que trata do Estatuto da Família; é membro titular na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e na Comissão de Finança e Tributação e membro suplente nas Comissões de Seguridade Social e Família e Direitos Humanos e Minorias.

“Tenho convicção que presidindo a Comissão Especial que cuida do Estatuto da Família vamos contribuir com políticas públicas para proteger as famílias, em especial, jovens e adolescentes das drogas, gravidez indesejada, na valorização da terceira idade com programas de melhorias na qualidade de vida dos nossos idosos”, destacou o deputado.

Além disso, Sóstenes é o 1° Tesoureiro da Frente Parlamentar Evangélica e coordenará o 1º Congresso Nacional de Políticos Evangélicos, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, que deve acontecer em outubro deste ano, com inscrições para mais de 3,5 mil pessoas. O evento contará com a participação de senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, secretários de estado e demais autoridades do Brasil. De acordo com o parlamentar, serão disponibilizadas gratuitamente 80 vagas para jovens cristãos, que pertençam a alguma denominação e estejam filiados a algum partido político. “Nosso objetivo é aproximar a nossa juventude do Congresso Nacional. Precisamos que nossos jovens participem efetivamente da construção de um Brasil melhor, com prioridade na defesa da família que é o pilar da nossa sociedade”, enfatizou.

O deputado também é membro da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, com a finalidade de engrossar o debate sobre os perigos do álcool e direção. “É preciso um trabalho de conscientização da população sobre este problema. A maioria dos acidentes com vítimas no nosso país estão ligados ao álcool, uma droga lícita, mas que tem dizimado milhares de famílias”.