Feliz Pascoa! Jesus é o nosso Cordeiro Pascoal!
12 de abril de 2017
Sóstenes se reúne com Ministro da Cultura para agilizar trabalhos na CPI da Lei Rouanet
20 de abril de 2017

Proposta que garante mais segurança no transporte de crianças em veículos é aprovada na Câmara

Foi aprovado, na manhã desta quinta-feira (20), véspera de feriado, o Projeto de Lei 1729/15, do deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para determinar que os assentos especiais usados para o transporte de crianças até 10 anos deverão ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), ou outro equivalente, após a realização de testes de impacto frontal e lateral.

Sóstenes explica que o objetivo do projeto é garantir a qualidade dos assentos destinados às crianças. “Sabemos que o uso dos dispositivos de retenção torna mais seguro o transporte das crianças, mas precisamos estar certos da qualidade desses equipamentos”, disse Sóstenes Cavalcante.

A proposta, que teve como relatora a deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC). “Esse é um projeto que obriga a aferição dos equipamentos: cadeirinha, bebê conforto, elevado. Nós temos um problema seríssimo no País porque nenhum deles foi aprovado pelo Inmetro. Isso é complicadíssimo. Não podemos pôr em risco a vida de nossas crianças. Nós precisamos garantir a qualidade desses instrumentos para resguardar nossos filhos e netos. A iniciativa do deputado Sostenes é fantástica e me sinto honrada de ter sido a relatora dessa matéria”, destacou Soraya.

De acordo com a proposta, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vai regulamentar os testes que serão realizados.

O projeto tramita em caráter conclusivo e foi analisado nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania e seguirá para o Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *