Sóstenes discursa após Impeachment
2 de setembro de 2016
Ator José de Abreu será convocado pela CPI da Lei Rouanet
15 de setembro de 2016

Setembro Amarelo: falar é a melhor solução

O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) há duas ou três décadas eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas aumentando a olhos nus. Foi necessário o esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Agite na sua cidade.

Ajude a iluminar prédios públicos, colocar faixas, mobilizar passeatas, passeios de bicicleta ou motocicleta, distribuição de folhetos, uso de camiseta ou fita amarela, enfim, o que sua imaginação, habilidade e acesso permitir.

28821865466_7e75629205_z 8out2012-o-monumento-do-cristo-redentor-recebe-iluminacao-amarela-em-comemoracao-da-semana-nacional-da-vida-no-rio-de-janeiro-rj-nesta-segunda-feira-8-1349738922332_956x500setembro-amarelo-catedral-de-brasilia

 

Fonte: www.setembroamarelo.org.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *