Prezados amigos,
Mais que um conceito constitucional ou filosófico, a família faz parte do projeto de Deus. É nela que a pessoa aprende os primeiros princípios que nortearão toda a sua vida, tais como amor, diálogo, solidariedade e respeito ao próximo. Quando essas etapas não são bem definidas logo na infância surgem conflitos e transtornos à sociedade e ao Estado. Esses, com certeza, são alguns dos motivos que levam alunos a desrespeitarem seus professores e até chegarem a agressões físicas.
Infelizmente esse problema é recorrente. É preciso que os adultos ensinem pelo testemunho e não apenas com palavras. Em alguns lares a comunhão está sendo substituída pela televisão, internet, jogos eletrônicos, comprometendo drasticamente valores morais, éticos e sociais, o que é muito triste.
Outro problema que acontece com frequência são os pais que dão tudo aos seus filhos em termos materiais na intenção de substituir suas ausências, mas não sabem dar o principal: amor. Por esse motivo muitas crianças e jovens fogem de casa na esperança de se livrarem do pesadelo em que vivem. Mas na maioria das vezes acabam descobrindo o submundo das drogas e, com isso, violências, roubos, assassinatos e prostituição. Muitas famílias caminham na contramão do bom-senso e da unidade.
Os pais e responsáveis têm um papel fundamental na construção de uma família bem estruturada. É no lar que se aprende, por exemplo, os bons hábitos, o amor, a lealdade, a honestidade e muitos outros fundamentos.
Portanto, a melhor maneira de valorizar a família é adotar diariamente ações simples com os integrantes da casa, como um beijo, um abraço, uma palavra motivadora. É saber ouvir e valorizar a história de cada um, sem preconceitos ou prejulgamentos. Enfim, é amar de verdade.
Tenham um ótimo final de semana!
Forte Abraço!