Prezados amigos,
Hoje quero falar, sobre um problema que está acontecendo no nosso município de Magé-RJ e que interfere diretamente na educação. Como se não bastassem a péssima qualidade de ensino das escolas públicas do país e a dificuldade financeira da maioria dos pais de alunos, agora os estudantes estão enfrentando outro transtorno: as empresas de ônibus Iluminada e Regina não querem levá-los para a escola.
Os motoristas alegam que receberam ordens de seus superiores para não permitirem o embarque gratuito dos discentes, mesmo uniformizados, com a declaração da escola e em horário escolar. Isso é um absurdo! O direito à gratuidade está assegurado na lei. Não podemos aceitar tamanho desrespeito.
O que está acontecendo é que devido à demanda, as carteirinhas não ficaram prontas a tempo. Mas nossos alunos precisam frequentar as salas de aula o quanto antes para não ficarem ainda mais em desvantagens com relação aos alunos da rede particular.
As empresas de ônibus do município sabem muito bem que esses alunos têm esse direito e poderiam ter um pouco mais de bom-senso. É inadmissível que questões administrativas tão simples prejudiquem o aprendizado dos alunos, pois é exatamente o que vai acabar acontecendo.
Sabemos que a educação é um dos pilares mais importantes na construção de um mundo melhor. Mas existem também várias variáveis que contribuem para que tudo isso aconteça da melhor maneira possível, como é o caso do transporte público, por exemplo. Só conseguiremos alcançar esse ideal quando todos esses fatores estiverem agindo conjuntamente.
Portanto, certo de que o nobre prefeito Nestor Vidal tomará medidas enérgicas para resolver a situação destes estudantes, reforço ao prefeito o pedido: Negocie com as empresas de ônibus que circulam em Magé, para que aceitem provisoriamente a declaração de escolaridade até que a devida carteirinha esteja pronta.
Forte abraço!