O deputado Federal Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) anunciou, nesta quarta-feira (2), que proporá a criação de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, para investigar os sindicados e ONGs de todo o país.
De acordo com o parlamentar, muitos sindicatos se tornaram patrimônios familiares, onde, após muitos anos de gestão, os que se consideram donos passam a diretoria para filhos e netos. Em outras ocasiões, durantes as eleições para novos presidentes, os pleitos viram verdadeiros casos de polícia.
Sóstenes afirma também que é preciso que seja esclarecido como estão sendo aplicados os repasses do Governo Federal, tanto para os Sindicatos como para as ONGs. “Precisamos saber para onde vão esses repasses e se todos as ONGs e sindicatos são contemplados, ou se é privilégios de poucos”, explicou.
Sóstenes já iniciou o processo de recolhimento de assinaturas, já que, para se instalar uma CPI, é necessário pelo menos um terço de apoio dos parlamentares. Sóstenes quer agilidade no processo para que as investigações comecem o mais breve possível. “Sabemos que algumas dessas entidades já foram pegas com ações ilegais, mas precisamos saber que medidas foram tomadas, como andam os processos e se os infratores já foram punidos. Creio que esta CPI contribuirá e muito com o desenvolvimento do nosso país e no combate à corrupção. Precisamos de clareza e transparência e queremos sindicados e ONGs saudáveis, democráticos e sérios”, finalizou.