Data: 07/07/2016 – Discurso |
Acabamos agora de ouvir da Presidente desta sessão a leitura do comunicado do Presidente em exercício desta Casa sobre a eleição que vamos enfrentar na próxima quinta-feira, dia 14, a partir das 16 horas.
Este é um momento histórico da nossa Pátria, um momento em que estamos com uma Presidente afastada, um Governo que praticou, ao longo do exercício do seu mandato, junto com partidos da base aliada, um dos governos mais corruptos da história. A Presidenta está afastada, e, agora, o Presidente da Casa renunciou.
Nós precisamos dar a esta Casa e à opinião pública a altivez que o Parlamento merece, elegendo, na próxima quinta-feira, um Parlamentar de conduta ilibada, um Parlamentar que represente a ampla maioria dos colegas.
Eu quero aqui, de maneira muito clara, dizer aos brasileiros que fiquem atentos a essa eleição, que cobrem de cada Deputado que enviaram a esta Casa. Afinal de contas, seremos nós, os 513 Deputados eleitos legitimamente pelo voto de cada eleitor do País, que vamos eleger quem vai nos conduzir pelos próximos meses, até 31 de janeiro do próximo ano.
O meu desejo, neste pronunciamento, é que essa pessoa seja alguém que represente com lisura, com transparência, com seriedade, com o equilíbrio que o momento do País requer de toda a classe política, e que nós, os Deputados desta Casa tenhamos a responsabilidade, com o povo brasileiro, de colocar, à frente dos desígnios desta Casa, um homem ou uma mulher com total responsabilidade pelos seus atos, em especial, que tenha um passado de vida limpo. O Brasil já não suporta mais ver homens e mulheres públicos com um passado cheio de nódoa, manchado pela corrupção.
Encerro o meu pronunciamento agradecendo, nesta oportunidade, a visita de alguém que me deu aula na Escola Dominical, minha Profª. Márcia Costa, bem como à sua filha Kelly e ao seu esposo. Quero agradecer a vocês, porque, se hoje estou aqui, isso também é fruto do ensinamento da Márcia na Escola Dominical da minha igreja.
Vamos, todos, rumo à eleição do novo Presidente desta Casa na semana que vem, um Presidente que trará, a cada um de nós, a altivez que este momento da Câmara dos Deputados requer.