Prezados amigos,
Passado um dia das eleições municipais, todos nós estamos ainda refletindo sobre os números e a nova realidade. Eu já tenho a convicção de que a política no Brasil mudou.
Nunca foi tão difícil a reeleição como neste processo eleitoral. Mudaram-se as regras. Algumas delas foram favorecidas e outras talvez não. Nós estamos aqui para legislar. Devemos analisar com frieza o que aconteceu, porque a boa política é a que dá oportunidade a todos igualmente e não favorece quem já é detentor de mandato ou quem é conhecido na mídia. Realmente, nós precisamos pensar e analisar os resultados.
Eu gostaria, como membro do Democratas do Estado do Rio de Janeiro, de parabenizar o nosso partido ali no Estado, cada candidato a Vereador, a Vice-Prefeito e a Prefeito. Nós obtivemos resultados positivos em alguns lugares, avançamos em dois Municípios com Prefeituras, vários Vice-Prefeitos e 55 Vereadores. Nós, como grupo político dentro do Democratas e das coligações, gostaríamos de parabenizar os Vereadores que ajudamos a eleger: na capital, o Vereador Alexandre Isquierdo, reeleito; Márcio Damazio e Rony Ferraz, reeleitos em Nova Friburgo; a Pastora Aninha, eleita em Belford Roxo; Isaias de Oliveira, reeleito em Três Rios; e Renilda, candidata pela segunda vez, mas, pela primeira, pelo nosso partido, eleita em São José do Vale do Rio Preto.
A todos esses Vereadores dirijo os meus parabéns. Parabéns também àqueles Vereadores que ficaram na suplência também em vários Municípios e aos outros que não conseguiram resultado positivo, mas que participaram com muita dignidade do processo democrático este ano.
Quero parabenizar os Prefeitos, ou do nosso partido ou de coligações nossas, que tiveram êxito nesse pleito. São eles: Dr. João, que é Deputado colega nosso e foi eleito no primeiro turno em São João de Meriti; Jorge Miranda, eleito em Mesquita; Valber, em Tanguá; Flávio do Açougue, em Areal; Carlos Moraes, em Japeri; e a Lucimar do Dr. Flávio, em Paracambi, que tirou um grupo ligado ao PT que já estava lá há vários anos. Nós queremos parabenizar todas essas pessoas e também parabenizar os brasileiros por participarem desse processo democrático.
As abstenções foram enormes, e isso, é lógico, é um sinal de alerta para nós da classe política. Precisamos aproximar a população, o eleitor, da política. É por isso que eu venho fazer um apelo: nós precisamos ocupar as funções públicas com gente boa e honesta. Não adianta negar o voto. Quando a pessoa não vota ou vota em branco, acaba favorecendo aqueles que estão dispostos a comprar votos.
Já aproveito para registrar denúncia de que, no Município de Queimados, houve gente do TRE que participou, junto com candidatos a Vereador ligados a facções criminosas, de compra de votos. Inclusive a polícia já prendeu os acusados.
Eu espero que a Polícia Federal e o TSE apurem justamente tudo que aconteceu, em qualquer lugar deste País e, em especial, em Queimados. Espero que punam duramente os candidatos que quiseram se favorecer de compra de votos, de caixa dois, para obterem indevidamente um mandato. Espero que a Polícia Federal, os órgãos de segurança e o TSE coloquem os seus olhos sobre esses erros e que eles sejam punidos exemplarmente.
Espero que, na política, somente ocupem lugar aqueles que, merecidamente, através do voto legítimo, de maneira legítima, conquistaram os seus mandatos. Espero que eles possam perdurar. E que venha o segundo turno.