O deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) protocolou, na tarde desta quarta-feira (26), na Câmara dos Deputados, um novo pedido para investigar o uso irregular de dinheiro público por parte da União Nacional dos Estudantes (UNE). Também assinaram como autores do requerimento, os deputados Pastor Marco Feliciano (PSCSP) e Cristiane Brasil (PTB-RJ).
Sóstenes, juntamente outros parlamentares conseguiram apoiamento de cerca de 200 deputados. É a terceira vez que um pedido de criação da CPI da UNE é protocolado.
De acordo com Sóstenes, é de extrema importância a criação da CPI, pois além das suspeitas de mau uso do dinheiro público, há ainda outros problemas como episódios de invasão a escolas de São Paulo por estudantes, estimuladas pela Apeoesp e pelo MTST.
“Está claro que estas iniciativas estão longe de ser algo relacionado a insatisfação genuína dos alunos, estas invasões são irresponsáveis, e que infelizmente resultou no assassinato de um adolescente de 16 anos por um colega de 17 anos num colégio estadual de Curitiba, precisamos investigar as irregularidades e crimes que estão ocorrendo, nossa juventude merece respeito e não pode ser vítima, nem massa de manobra de pessoas mal-intencionadas”, justificou Sóstenes. Veja aqui o requerimento