Parece que há algo muito estranho com a prestação de contas do PRONAC nº 059557 -“Fala Zé Turnê sul e sudeste”, do ator José de Abreu.
Mais uma vez o status do projeto foi alterado. Para que o leitor tenha uma melhor compreensão vamos relembrar alguns fatos:
O deputado Federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) vice-presidente e um dos autores do requerimento de criação da CPI da Lei Rouanet, e também autor do requerimento de convocação do ator José de Abreu, para prestar esclarecimentos na CPI, já que o mesmo constava como inadimplente no site do Ministério da Cultura (MinC).
O parlamentar ao visitar o Minc, pediu ao Ministro esclarecimentos e informações sobre a situação do projeto. Sóstenes explicou que o “Fala Zé Turnê sul e sudeste” teve sua Prestação de Contas reprovada no dia 18 de novembro de 2016, por meio da Portaria nº 726, de 17 /11/ 2016, que determinou devolução dos recursos captados. No entanto, o mesmo projeto teve a situação revertida para “aprovada” no dia 05/04/2017 por meio da Portaria N° 210, de 31 de março de 2017.
Sóstenes também protocolou ou pedido de informações sobre locais onde a peça foi apresentada, além de pedido de cópia das notas fiscais. Poucos dias apos a entrega do requerimento, a situação do projeto no site do Minc sofreu nova alteração, desta vez o projeto passou de “aprovado” para “em análise”.
“ É exatamente esse tipo de situação que precisamos investigar, de forma a esclarecer os fatos, por isso, é nítido que há algo errado nestas prestações de contas, o mesmo projeto vai de reprovado, aprovada para em análise, ou o MinC está com algum problema nesse sistema, não avaliou corretamente a documentação ou de fato os dados fornecidos pelo ator não são suficientes para o classificar como aprovado. Estamos de olho”, alertou Sóstenes.