A Câmara dos Deputados celebrou nesta quarta-feira (30), em Sessão Solene, o Dia Nacional do Perdão. As celebrações da data tiveram inicio no dia 1° de agosto com o movimento “Agosto Violeta”, fruto da iniciativa da deputada Keiko Ota, autora do projeto que se tronou a Lei nº 13.437/2017, que institui o Dia Nacional do Perdão em 30 de agosto.
O deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) participou da solenidade. O parlamentar parabenizou a inciativa de Keiko e de seu esposo, que mesmo perdendo o filho de forma violenta em 1997, escolheram promover o perdão. “Não podemos perder a capacidade de lidar com a ira, não devermos cultivar o rancor que gera o ódio. O ódio que tem segregado a humanidade”, disse Sóstenes.
Sóstenes compartilhou que eu estive no sepultamento do centésimo policial assassinado no Rio de Janeiro, o sargento Cavalcante, em Duque de Caxias. “Vi o sofrimento daquela família”, destacou.
O parlamentar também relembrou que no inicio do ano esteve no 9/11 Memorial Museum, construído no subsolo do terreno onde, até 11 de setembro de 2001, se erguiam as Torres Gêmeas do World Trade Center, em New York . “Eu vi o que o ódio foi capaz de fazer com aquele país, vemos o que o ódio faz com diferentes nações”, lamentou.
Ainda em seu pronunciamento, Sóstenes disse que a Solenidade é de grande importância e que deve servi para reflexão de todos os brasileiros. “Que o perdão seja uma realidade praticada incialmente por mim. Que nenhum de nós espere o perdão dos outros para conosco, mas que o nosso perdão seja oferecido a todos, e que as ações daqueles que tentaram semear ódio entre nós, àqueles que quiseram jogar pobres contra ricos, negros contra brancos sejam derrotados no dia do perdão e que este mês que celebramos o perdão seja uma realidade em todos nós”, finalizou.
A Solenidade também contou com a presença da atriz Maria Paula, embaixadora da Paz e de Maurício de Sousa, ilustrador do livro do perdão.