O deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) participou na ultima sexta-feira (2), da reunião do Observatório Legislativo da Intervenção Federal na Segurança Pública do estado do Rio (Olerj), lançado no dia 24 de fevereiro, com o objetivo de incentivar a produção de estudos e avaliações da situação de violência no estado do Rio em parceria com institutos de pesquisa e universidades, funcionando como uma ferramenta digital de debates e fóruns para ouvir a população.
O encontro foi realizado em Barra Mansa e contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e dos deputados Alexandre Serfiotis (PMDB), Delei (PTB), Laura Carneiro (PMDB). Também estiveram presentes os prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale Paraíba Fluminense (CISEGCI).
O Olerj também realizará visitas técnicas e audiências públicas, além de manter, um canal para o encaminhamento e acompanhamento de eventuais denúncias de violação de direitos e garantias fundamentais durante a intervenção. “Esse observatório é de suma importância, assim poderemos acompanhar, analisar todos os dados e dar transparência à população dos atos da intervenção federal”, disse Sóstenes.
Para Sóstenes, a esperança é que com a intervenção federal vigente no Estado, a situação de violência seja amenizada, mas ponderou que os problemas da segurança pública só serão resolvidos quando a Polícia Civil, a Polícia Militar for fortalecida, valorizada, mais bem remunerada e treinada, com equipamentos de ponta. “Não podemos ver a nossa Polícia Civil sem papel para imprimir um boletim de ocorrência, ou a Polícia Militar sem um carro digno para fazer o seu trabalho”.
O funcionamento do observatório será até o dia 31 de janeiro de 2019. Sua criação está respaldada na missão constitucional do Poder Legislativo de fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo.