O deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) presentou, nesta quinta-feira (4), um requerimento de informação ao Ministério do Meio Ambiente. Esclarecimentos quanto às providências administrativas tomadas para solucionar questões relacionadas ao Centro de Triagens de Animais Silvestre – CETAS/RJ.
No documento, Sóstenes justifica que o requerimento se pauta em recentes denúncias, veiculadas em varias edições sente às edições de um telejornal no Estado do Rio de Janeiro, que dizem respeito ao óbito de mais de 600 animais no Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS/RJ, o que causou enorme indignação e perplexidade à população fluminense.
O parlamenta aponta também que segundo as sucessivas matérias televisivas, o motivo de tal situação se daria pelo abandono em virtude da ausência de tratadores, ademais pela falta de alimentação e limpeza dos recintos, caracterizando, desta forma, a incorrência de maus-tratos.
No ultimo dia 3 de março, após conhecimento dos fatos pelos telejornais, Sóstenes foi até ao CETAS/RJ conferir o real estado local e situação dos animais. Lá foi informado que houve sim problemas na renovação de contratos de serviço de mãos de obra, mas que todos os animais sempre foram bem alimentados. Segundo os funcionários, os problemas de mão de obra já foi sanado.
“Vamos continuar de olho nesta situação e precisamos de um esclarecimento do Ministro Ricardo Salles e do superintendente do IBAMA/RJ, sobre toda esta situação”, finalizou Sóstenes.