Em um pronunciamento incisivo, o Deputado Sóstenes Cavalcante levantou sérias preocupações sobre o crescente número de queimadas na Amazônia, destacando dados alarmantes divulgados pelo jornal O Globo. O parlamentar questionou a responsabilidade do atual Governo em relação ao meio ambiente, especialmente diante do aumento de 248% nas queimadas em comparação ao ano anterior.
Cavalcante dirigiu críticas à ausência de vozes importantes do ativismo ambiental, incluindo a jovem ativista Greta Thunberg, bem como artistas e personalidades conhecidas como “os globais”, que anteriormente eram engajados na defesa da Amazônia. O deputado sugeriu, a possibilidade de que essas figuras estejam alinhadas com o atual governo, o que poderia explicar o silêncio diante da crise ambiental.
Ao qualificar o governo como um “bando de hipócritas”, o parlamentar questionou a seriedade das ações para conter as queimadas e preservar a floresta amazônica.
“Eu queria ver esses ambientalistas agora falarem que este é um Governo que faz queimadas, que destrói a floresta. Onde estão eles? Pois eu estou aqui para dizer que esse é um Governo que não tem responsabilidade nenhuma com o meio ambiente, é um bando de hipócritas, que usa essa pauta.”, argumentou.
Por último, o Deputado Sóstenes Cavalcante evidenciou a polarização em torno das questões ambientais e colocou em pauta a necessidade de uma resposta imediata para frear o aumento das queimadas na Amazônia.