No último domingo (21), o deputado federal Sóstenes Cavalcante, participou de um grande ato em favor da democracia e do Estado democrático de direito. O evento marcado para ter início às 10h, contou com dois trios elétricos que ficaram localizados na intersecção da Rua Bolivar com a Domingos Ferreira, em Copacabana- RJ , e serviram de palanque para os oradores.
Sóstenes ajudou na organização do evento fazendo uma vaquinha para custear os gastos com os trios elétricos e outras despesas. Ele levantou o valor de R$125 mil reais, sendo que 25 parlamentares doaram R$5 mil cada.
O pastor Silas Malafaia, idealizador da manifestação, em seu discurso, mandou um recado ao Ministro Alexandre de Moraes, a quem ele, há dois anos, atribui o apelido de “ditador da toga” dizendo: “Alexandre de Moraes quem te colocou como sensor da democracia? Quem é você para dizer o que um brasileiro pode ou não falar?”, ressaltou Malafaia.
O ponto alto do evento foi o discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro, dando apoio a Elo Musk e dizendo ao povo brasileiro que o atual governo quer a ditadura com o controle social da mídia.
“Acusam agora o homem mais rico do mundo, que é dono de uma plataforma cujo objetivo é fazer com que o mundo todo seja livre, que é o X, o nosso antigo Twitter. É um homem que presa pela liberdade de todos nós, que teve coragem de mostrar com todas as provas para onde nossa democracia estava indo.”
Sóstenes, preferiu assistir o evento na varanda do quarto do Hotel Pestana Rio Atlântica, aonde estava hospedado, e não subiu em nenhum trio elétrico, em solidariedade aos que não conseguiram mas gostariam de estar no primeiro trio elétrico perto das autoridades.
Além de agradecer, o parlamentar também ressaltou a importância da presença dos deputados e senadores que compareceram ao ato no estado do Rio de Janeiro. “Agradeço a presença e a compreensão de vocês aqui no nosso estado. Isso é muito importante. Agradeço em nome do meu líder Altineu, dos organizadores do evento. Eu só estou aqui para ajudar”, disse Sóstenes.
O evento, que reuniu mais de 200 mil pessoas, foi um marco na agenda política e contou com representantes de diversos estados e esferas do poder destacando-se a participação do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, parlamentares de diversos estados, entre outras autoridades.