Nesta terça-feira (23), o deputado Federal Sóstenes Cavalcante participou como palestrante, da Audiência Pública que tratou do Requerimento 1/2024 de autoria da Deputada Silvia Cristina.
O objetivo da audiência pública era ampliar o debate sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças renais, que resultam na redução da capacidade dos rins de remover toxinas e o excesso de água do organismo, podendo ser classificadas em estágios de acordo com a perda renal. Na maior parte do tempo de evolução, o quadro é assintomático, o que resulta em diagnóstico tardio e a necessidade de hemodiálise por parte do paciente.
O tema é bastante relevante e a referida audiência pôde proporcionar um espaço para que especialistas, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil compartilhem seus conhecimentos e experiências com o objetivo de conscientizar e educar sobre a importância da prevenção dessa enfermidade que atinge milhares de pessoas no país.
Durante sua participação, Sóstenes destacou que, como parlamentar, é seu dever zelar pelo bem-estar de todos, e que a saúde renal é parte de um problema que merece atenção especial, pois não é simples.
“Desejo que aqui não sejam apenas palavras jogadas ao vento, mas que possamos avançar minimamente em passos importantes, especialmente no desenvolvimento de tecnologia nacional com mecanismos próprios, de modo que não fiquemos para trás tendo que adquirir equipamentos a preços absurdos, comprometendo apenas o orçamento da união sem resolver os problemas”, destacou o parlamentar.
CONVIDADOS
Foram convidados para o debate o segundo vice-presidente, deputado Sóstenes Cavalcante, o doutor Marcos Alexandre Vieira, Nefrologista e Presidente do Conselho Curador da Fundação Pró-Rim; Dr. José Aluísio Vieira, Nefrologista e representante do Ministério da Saúde e pacientes.
1 Comment
Parabéns Deputado Sóstenes Calvacante! Com a lei ao nosso favor e Deus no controle o inferno e a esquerda perderam.