Projeto garante assentos prioritários em aeronaves para pessoas com deficiência e idosos
24 de fevereiro de 2025
Sóstenes apresenta PL para ampliar atendimento da alimentação escolar aos finais de semana
10 de março de 2025

Sóstenes sugere ampliação da alimentação escolar para finais de semana

O deputado federal Sóstenes Cavalcante apresentou uma indicação ao Ministério da Educação sugerindo a adoção de medidas integradas com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O objetivo é garantir a continuidade da alimentação saudável para estudantes da educação básica pública também nos finais de semana.

Atualmente, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), assegura refeições nutritivas a milhões de estudantes durante os dias letivos. Contudo, Cavalcante alerta para o fato de que, nos finais de semana, muitas crianças e jovens podem enfrentar dificuldades para manter uma alimentação adequada. “A segurança alimentar é um direito fundamental e, infelizmente, ainda enfrentamos um cenário de vulnerabilidade social que precisa ser enfrentado com iniciativas concretas”, destacou o parlamentar.

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em 2023, 27,6% dos lares brasileiros conviviam com algum grau de insegurança alimentar, afetando diretamente 21,6 milhões de pessoas. Diante desse quadro, a sugestão do deputado é distribuir kits de merenda escolar para os alunos da rede pública nos finais de semana, assegurando a continuidade do suporte nutricional oferecido pelo Pnae.

A proposta de Cavalcante também se baseia no artigo 208 da Constituição Federal, que estabelece como dever do Estado garantir o atendimento ao educando por meio de programas suplementares, incluindo alimentação. Além disso, o parlamentar destacou a importância da integração setorial das políticas públicas, integrando assistência social, alimentação e educação para oferecer um suporte mais abrangente às famílias em situação de vulnerabilidade.

“Nossa intenção é somar esforços para garantir que nenhum estudante passe fome nos finais de semana. Contamos com o apoio do Ministério da Educação e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social para transformar essa ideia em realidade”, afirmou o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *