Instituto pediátrico da UFRJ lança campanha para captar recursos
15 de setembro de 2015
Cunha recebe pedido de impeachment de Dilma elaborado por Hélio Bicudo
17 de setembro de 2015

Sóstenes lidera campanha “Xô CPMF”

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) liderou, na tarde desta terça-feira, 15, uma manifestação com a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), extinto imposto sobre o cheque, antes utilizado para custear a saúde pública. A volta do tributo é uma das propostas da presidente Dilma Rousseff (PT) com o objetivo de cobrir o rombo bilionário causado pelo seu próprio governo.

Durante toda a tarde, o parlamentar circulou nas comissões, corredores e no Plenário da Câmara dos Deputados com três placas na mão com os dizeres “Xô CPMF”.

unnamed (1)

Vários deputados aderiram a manifestação e as placas, entre eles, o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) que, ao discursa no Plenário, levantou a placa em protesto. Incomodado com a ação, o deputado Silvio Costa (PSC-PE) pediu a palavra para uma questão de ordem. “O Regimento é muito claro, não pode haver corpo estranho aqui no plenário. É preciso parar com essa hipocrisia”, reclamou Costa, que ainda completou. “Quem criou a CPMF foi o PSDB e, se não me engano, o deputado que acaba de falar é do PSDB. E o PSDB criou a CPMF quando era responsável! Hoje o PSDB é o irresponsável, trabalha contra o País, e fica com esse tipo de atitude: trazendo placa aqui para o plenário, que V.Exa. deveria proibir”.

Sóstenes Cavalcante por sua vez rebateu o pedido de Costa. “Gostaria só de esclarecer ao Deputado Silvio Costa, a quem tenho o maior respeito e carinho, de que a placa é minha. Eu sou do PSD, d de dado, partido da base do Governo, e não concordo; e nesta Casa não será aprovado jamais volta de imposto, para colocar nas costas do brasileiro, que já paga altos tributos neste País. Xô à CPMF, sim. E a placa é minha, Sr. Deputado”, exclamou.


unnamed (5)unnamed (2)Costa se defendeu afirmando que não havia citado o nome de Sóstenes, e ironizou: “Eu não sabia que V.Exa. era fabricante de placa, tinha uma indústria de placa. Eu apenas estou dizendo para V.Exa. que aqui não é lugar de teatro”.

Para finalizar, Sóstenes mencionou que manifestações democráticas fazem parte da Casa.  “Eu sou Parlamentar eleito. Estou aqui no exercício do meu trabalho e democraticamente vou, ao longo da sessão, manifestar, com a minha placa, a minha inquietação por essa tentativa, que não vai se concretizar, da volta da CPMF. Isso, aqui neste País, enquanto este Parlamento for sério e tiver os Parlamentares que aqui estão, não será aprovado. O Governo pode procurar outra saída. Essa, aqui, não passa”.

Veja a integra no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *