O Juiz federal Eugenio Rosa de Araújo, da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, adiou para amanhã (17), a decisão sobre o pedido de desocupação do Colégio Pedro II.
Sóstenes compareceu à audiência de hoje na 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro
Desde o mês passado, alunos ocupam o campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e unidades do Colégio Pedro II, a motivação das ocupações seria a insatisfação com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, antiga 241, que congela os gastos públicos por 20 anos, e as reformas do Ensino Médio.
No último sábado (12), o deputado federal Sóstenes esteve em uma das unidades, onde também estava presente a deputado Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Sóstenes é a favor da desocupação, já Jandira apoia a ação dos alunos.
De acordo com Sóstenes, a invasão às escolas e a metodologia das ocupações não é a melhor forma de protesto por parte dos alunos e lamentou o adiamento da decisão do pedido de desocupação feita pelo Ministério Público Federal (MPF). “Espero uma solução o mais breve possível, pois a maioria dos alunos precisam voltar a sala de aula”, disse Sóstenes.
Após a visita de Sóstenes às unidades do colégio Pedro II, a reitoria da instituição emitiu nota, esclarecendo que a visita dos parlamentares ocorreu de forma pacífica e que a escola não é “o fórum adequado e que para isto há o Congresso Nacional, as Câmaras de Vereadores e as Assembleias Legislativas”, por isso decidiu cancelar a palestra que ocorreria no local com a presença dos parlamentares. No entanto, ressaltou que, por ser um movimento apartidário, todos os políticos são convidados para visitas de observação as unidades. Sóstenes parabenizou a postura do reitor Oscar Halac. “Quero parabenizar o reitor pela nota emitida, creio que este é o caminho, menos doutrinação, menos partidarismo, isso já é o início da Escola Sem Partido”.
Veja no link a íntegra na Nota nota-oficial-colegio-pedro-ii