O deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), participou nesta quarta-feira (3), do almoço na Embaixada de Israel em Brasília, juntamente com membros das Frentes Evangélica e Católica, e com a presença do Embaixador de Israel, Yossi Avraham Shelley.
Na ocasião, os parlamentares demostraram sua insatisfação e repudio ao apoio do Governo Brasileiro aos Palestinos em detrimento de Israel. Trata-se do voto favorável do Brasil à resolução da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura que retira a soberania de Israel da cidade de Jerusalém. O texto foi apresentado pela Argélia, Egito, Líbano, Marrocos, Omã, Qatar e Sudão.
A notícia foi altamente criticada pelos parlamentares e entidades ligadas a Israel. Para a Conib – Confederação Israelita do Brasil, a resolução é mais uma tentativa lastimável e persecutória dos países patrocinadores da resolução e da Unesco de tentar negar os inquebrantáveis laços do povo judeu com Jerusalém.
“Eu faço do pronunciamento da Conib, minhas palavras. ‘De fato, esse voto não representa os princípios da nação brasileira e ofende a memória de Osvaldo Aranha e dos heróis do Itamaraty que, arriscando suas carreiras, combateram o Holocausto. É uma página triste de nossa história’, ” declarou Sóstenes.