No último domingo (13), o atleta Igor Freitas, de 16 anos, conquistou o cinturão de muay thai, em Itaboraí-RJ, durante a competição Extreme Fight de Muay Thai. O atleta é formado pelo projeto social Centro de Treinamento Árvore da Vida (CTAV), parceiro do projeto Ellos Esporte, que dará apoio e estrutura para que outros atletas sejam descobertos e possam abrilhantar ainda mais o esporte nacional.
De acordo com o fundador e diretor do CTAV, Tiago Bitesnik, o atleta Igor, está no auge da carreira. “A vitória do Igor foi muito importante porque a gente testou ele com 16 anos no profissional, e acabou pegando o cinturão da categoria. No sub 17 ele não tinha mais adversário aqui no estado, vinha ganhando com muita facilidade. Então ele fez o desafio no adulto pelo cinturão e ganhou por nocaute com 40 segundos de luta. O Igor está no auge, que a gente não esperava, mas devido a muito trabalho, estamos conseguindo colher esses bons frutos”, avaliou.
A garra do lutador é demonstrada em suas palavras, mas erra quem pensa que ele pensa apenas em manter o título. “Entrei muito focado e sabendo que tinha condições ao título, mas sabia da dificuldade de peso e que tinha menos experiência do que meu adversário, porém, passei por muitas dificuldades na vida, não seria uma luta difícil que iria me parar. Minha vontade de vencer foi bem maior. Agora é manter o título, porque não é só ganhar, é se manter campeão. O meu professor Tiago tem treinado forte comigo, acredito que esse ano também terei minha estreia no MMA”, disse Igor.
Para Tiago Bitesnik, esse início de ano das competições começou com o pé direito. “Começamos com muita alegria esse ano. Primeiro fizemos uma parceria com o Instituto Ellos, que veio para dar suporte para o nosso trabalho, para que a gente possa investir em mais jovens e buscar mais talentos. Vamos descobrir novos Igor’s, Aldo’s, Bernardo’s por aí”.
Para o deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), idealizador do projeto mais Ellos, vitórias como a de Igor consolidam a importante de investir na formação de jovens, tanto por meio dos esportes, como educação e qualificação profissional.
Atualmente o projeto Ellos atua em 11 municípios do estado do Rio de Janeiro, com 21 núcleos, 37 áreas de atuação e mais de 15 mil vidas alcançadas.
“O mais Ellos é uma prioridade no nosso mandato, por isso, destinei recursos de emenda parlamentar para que esse sonho, que trago desde o primeiro mandato, seja realizado e concretizado, isso trará sentido ao nosso mandato e o sentimento de missão cumprida”, declarou Sóstenes.