Na manhã desta terça-feira (8), o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) promoveu uma ação no aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, para ampliar o apoio ao Projeto de Lei da Anistia. Com papéis contendo o QR Code para adesão ao texto, o parlamentar se posicionou na área de desembarque doméstico ao lado de 12 jovens contratadas para a mobilização, todas vestindo camisetas nas cores azul e amarelo com a mensagem “Anistia Já”.
O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) também participou da ação, reforçando o apoio da bancada bolsonarista à iniciativa. Sóstenes abordava deputados que chegavam a Brasília, explicando o projeto e convidando-os a assinarem o PL. Em um gesto simbólico de incentivo, ele gravou vídeos aplaudindo os parlamentares que já haviam aderido à proposta, celebrando o apoio e destacando o engajamento nas redes sociais.
Na parte da tarde, o parlamentar participou da reunião da bancada do Progressistas (PP) na Câmara, em mais uma frente de articulação para conseguir novas assinaturas.
A pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro, deputados da base aliada retiraram a obstrução às votações no plenário da Câmara. A medida visa destravar a pauta legislativa e, em troca, garantir apoio à tramitação do PL da Anistia.
Com o ambiente mais favorável na Casa, a expectativa é que o projeto avance com mais rapidez. Sóstenes reforçou que está próximo de alcançar a meta de assinaturas para o requerimento de urgência mas que não divulgará os nomes dos parlamentares que assinaram o requerimento até que seja pautado em plenário.
“Qualquer lista que circule antes disso é fake News. Como autor do projeto somente eu tenho acesso oficial às assinaturas. Estamos firmes e avançando rumo ao nosso objetivo”, reiterou o líder do Partido Liberal.
Sóstenes tem liderado a ofensiva política, apostando em ações de impacto e no diálogo direto com parlamentares para sensibilizar o Congresso sobre a importância da proposta.