Sóstenes Silva Cavalcante é teólogo e deputado federal pelo Partido Liberal (PL-RJ). Foi eleito pelo estado do Rio de Janeiro e está em seu terceiro mandato. Nasceu em Maceió (AL), em 16 de janeiro de 1975, mas tem suas raízes na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias – RJ, de onde origina sua família. É casado com Isleia Cavalcante e tem dois filhos (Junior e Jennifer). Atualmente, Sóstenes é o 2° vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Tem como principais agendas de seu mandato: a defesa à vida e aos interesses da família, assim como a prevenção e recuperação de dependentes químicos, visando servir e atuar pelos menos favorecidos.

Sóstenes é um deputado bastante atuante na Câmara dos Deputados, já participou de mais de 35 comissões, já foi vice-presidente da Comissão de Educação, foi presidente da Comissão do Estatuto da Família, vice-presidente da CPI da Lei Rouanet. Já foi relator de Plenário por diversas vezes e de projetos de grande relevância. Tem mais de 600 proposições de sua autoria, entre elas projetos de lei, requerimentos de informação, PECs e relatorias. Em 2022 foi o presidente da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional.

É autor da Lei, que permite a Recondução de Conselheiros Tutelares (Lei13824/2019). E como relator, foi responsável pelo texto de propostas que hoje são leis, como: Nova Lei da Adoção (Lei 13.509/2017); Lei que aprimora a “PEC da Bengala” (Lei Complementar 152/2015); e Regulamentação da profissão de Aeronauta (Lei 13475/2017).

Dentre os projetos de sua autoria, há propostas de enfrentamento ao álcool, propostas para ajudar jovens de comunidades carentes a terem um emprego, também o projeto que visa regulamentar a Capelania em todo país. Há ainda o que dá Acessibilidade a Cadeirante em todas as praias do Brasil, além do projeto que torna crime de responsabilidade dos ministros do STF a usurpação de competência do Legislativo. Apresentou projeto que prever mais segurança no transporte de crianças em veículos e outros.

Além disso, trabalhou pela aprovação de projetos de extrema relevância, como a Redução da Maioridade Penal, o feminicídio, Infanticídio e a correção do fator previdenciário e outros.

Requereu também dos ministérios, informações sobre a aplicação de recursos públicos em diversas áreas como saúde, educação saneamento básico, comunicação, segurança e combate a violência e a dependência química.

No plenário, liderou a Campanha “Xô CPMF”; distribuiu pão com mortadela, em protesto; participou da Campanha “Tchau Querida”. Participou também do evento de entrega das assinaturas em apoio às 10 Medidas Contra a Corrupção. Fez entrega simbólica de “aviso prévio” à ex-Presidente Dilma Rousseff e votou SIM ao Impeachment.

Também se destacou como deputado municipalista, visitando os 92 municípios de seu estado, onde pode ver de perto as necessidades da população. Assim, empenhou diversas emendas individuais, em múltiplas demandas, de acordo com as necessidades de cada região, priorizando as áreas de saúde, educação, segurança pública, turismo e infraestrutura (asfalto e praças).

O parlamentar também fez várias ações como a mediação nas negociações para que Magé tivesse isenção e redução de 50% da tarifa de pedágio. Com seu apoio, Nova Iguaçu conseguiu extensão de linha de ônibus e muitas outras interversões, recebendo também título de cidadão honorário de vários municípios.