Como grande defensor da vida e da família, o deputado federal Sóstenes Cavalcate (PSD-RJ) votou favorável, na última quinta-feira (26) ao Projeto de Lei 7370/14, que altera a legislação para coibir o tráfico nacional ou internacional de pessoas. O texto aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados é um substitutivo da comissão especial que analisou este projeto, vindo do Senado, e o PL 6934/13, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara sobre o Tráfico de Pessoas.
Para o deputado Sóstenes, este é um grande avanço, no combate e prevenção ao tráfico de pessoas, crime que figura como o terceiro mais lucrativo, atrás apenas do de drogas e de armas, movimentando bilhões todo ano. “O tráfico de seres humanos não é somente um problema brasileiro, mas um fenômeno mundial que tem sido vivenciado por milhões de pessoas de diferentes lugares do mundo”.
Ainda de acordo com o parlamentar, outra grande preocupação é que dentre as principais vítimas, estão jovens em situação vulnerável, marcado por diversos problemas sociais, como falta de acesso a educação e condições dignas de sobrevivência.
“Muitos deles são aliciados, seduzidos pela possibilidade de melhorar as suas condições de vida, daí a importância do parlamento trabalhar para que os nossos jovens tenha condições dignas de moradia, educação, qualidade de vida e bem-estar. Creio que a aprovação desta matéria é um grande passo, mas ainda há muito a ser feito neste sentido”, concluiu.
A proposta ainda será analisada apelo Senado.